Todo mundo sabe que a ISO 9001 é a norma de padronização para  serviços e produtos.

Receber esse “carimbo” é para poucos, e o caminho a se percorrer para chegar lá é longo e demanda uma série de mudanças nas empresas. Por isso, na próxima contratação de um serviço de manutenção para sua empresa, esse deveria ser fator decisivo de escolha.

A Retsam é certificada desde 2005, e no dia 31 de janeiro deste ano, passou por auditoria interna para atualização da certificação ISO 9001. Essa é uma das etapas do sistema de gestão de qualidade e faz parte do processo da ISO 9001.

Realizada a cada 6 meses, a etapa interna é um dos parâmetros avaliados pela empresa certificadora na auditoria externa e é conduzida por um auditor qualificado.

Nívea A. Vieira, auditora, conduziu essa etapa na Retsam e avaliou pontos que influenciam diretamente na qualidade do produto final, como a eficiência e transparência dos processos, segurança das pessoas e dos produtos e também pontos estratégicos como: comercial, planejamento estratégico e produção.

A auditoria externa é o processo que verifica o sistema de gestão de qualidade nas empresas, garante excelência dos serviços e do atendimento ao cliente e concede a certificação ISO 9001.

Se adequar a estes parâmetros por vezes demanda grandes mudanças de cultura organizacional, investimento em treinamentos e capacitações.

Por isso,  na sua próxima decisão por um fornecedor, optar por uma empresa certificada deveria ser fator decisório, os benefícios para as empresas são inúmeros:

  1. A empresa certificada não zela somente  pela qualidade do produto ou do serviço, mas também pelo cumprimento de regulamentos, legislações e de toda e qualquer exigência de caráter normativo.
  2. Empresas com certificação ISO 9001 são referência em gestão estratégica, tática e operacional, mas o foco é a satisfação do cliente e não somente o produto.
  3. A gestão de qualidade aumenta os níveis de produtividade da empresa, o que pode refletir no preço final do produto de forma positiva para o cliente.
  4. Eficiência operacional reduz as falhas, elimina retrabalho, acaba com o desperdício e fornece agilidade à produção. Todos esses pontos refletem positivamente na experiência do cliente.
  5. A qualidade mobiliza o “capital humano”. Treinamentos, capacitações e cursos são parte da certificação ISO 9001. Capacitados, funcionários elevam o padrão de satisfação dos clientes, pois são mais habilitados tecnicamente e motivados.

A ISO 9001 sofre atualizações de tempos em tempos,  com o objetivo de melhorá-la sistematicamente. Empresas comprometidas com a qualidade estão sempre alinhadas com as atualizações da ISO. Na Retsam a certificadora que audita e concede a certificação é a Bureau Veritas.

Se adequar à normas, regulamentos e legislações, buscar eficiência nos processos internos, ser referência em satisfação do cliente e qualidade do produto final são pautas fixas nas reuniões de qualidade.

Nossa “Política de Qualidade”:

“Como fornecedora de serviços na área de equilíbrio dinâmico, a Retsam considera a satisfação dos clientes como pilar de seu sistema de gestão da qualidade”.São nossos compromissos:

  • Oferecer serviços com qualidade
  • Atender aos prazos acordados
  • Prestar assessoria técnica na área de balanceamento
  • Melhorar continuamente nossos processos e serviços.

Ela documenta o compromisso com a melhoria sistêmica de processos que buscam a qualidade e baliza todas as ações de cultura organizacional. Tudo isso para que sejamos referência no mercado de balanceamento industrial.